Por que usar ácido HIALURÔNICO?
Saiba mais sobre esse ativo muito indicado por dermatologistas e por que ele é tão bom para a pele
O ácido hialurônico é o produto do momento entre os itens usados em tratamentos para a pele. Mas o que justifica esse status, afinal? Será que a utilização do composto tem um efeito tão significativo assim?
É hora de entendermos mais sobre o ácido hialurônico e seus efeitos para a pele.
O que é o ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um biopolímero formado por ácido glucurônico e N-acetiglicosamina. Pode ser encontrado no líquido sinovial, no vítreo e no tecido conjuntivo de muitos organismos, com participação fundamental na lubrificação das articulações.
Em diferentes proporções, o ácido hialurônico está presente em todos os órgãos do corpo humano. No entanto, a maior concentração está na pele, que tem 56% do total do biopolímero no organismo.
Para que serve o ácido hialurônico
As principais funções do ácido hialurônico são a sustentação e a hidratação dos tecidos. Portanto, esse ativo é fundamental para o aspecto jovial da pele, evitando a flacidez e a formação de linhas de expressão mais profundas.
A partir dos 25 anos, contudo, o corpo diminui a produção de ácido hialurônico e de outros ativos como o colágeno. Essa é uma das principais explicações para a mudança de aspecto da pele e o grande motivo para o ácido hialurônico ser tão presente em dermocosméticos.
Como usar ácido hialurônico para rejuvenescer a pele
O método ideal para aplicação do ácido hialurônico depende fundamentalmente do objetivo a ser atingido. O produto pode ser encontrado em gel, cápsulas ou injeções, por exemplo, e por isso é fundamental conversar com um médico antes de definir o procedimento mais adequado.
O ácido hialurônico injetável é o mais indicado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão. É normalmente utilizado para amenizar marcas ao redor dos olhos, nos cantos da boca e na testa, ou então para aumentar o volume de lábios e bochechas. A aplicação pode ser feita por dermatologistas, esteticistas ou cirurgiões, com anestesia local. O procedimento dura em torno de 30 minutos.
Outra opção para aplicação do ácido hialurônico é o uso de cremes. Esses produtos promovem a hidratação da pele e podem ser aplicados de três a quatro vezes por semana. Seus resultados são mais expressivos na prevenção do que no tratamento.
Por fim, é possível ingerir o ácido hialurônico em cápsulas. Os comprimidos têm forte ação antienvelhecimento, mas também podem atuar em tratamentos para ossos e olhos. A posologia é tomar uma cápsula por dia, sempre em conjunto com uma das refeições, e o prazo deve ser indicado pelo médico.
Entenda a diferença entre ácido hialurônico e colágeno
Alimentos ricos em vitamina C podem ajudar o corpo a intensificar a produção de ácido hialurônico. Portanto, uma dieta balanceada tem ação na relação do corpo com o ativo.
A lógica em torno do ácido hialurônico em muitos pontos lembra o colágeno, que também é produzido pelo corpo, perde volume a partir dos 25 anos e tem ação relevante na manutenção da elasticidade da pele. Entretanto, há diferenças entre os dois.
O principal fator que afasta os dois produtos é o efeito: enquanto o ácido hialurônico hidrata e dá volume para a pele, o colágeno é responsável por consistência e firmeza.
Recomendamos para você
*exclusivo profissional