Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Conheça os principais problemas de pele entre os adolescentes

A fase da adolescência é marcada pelas mudanças hormonais. Na chegada da puberdade, por volta dos 12 e 14 anos, os jovens começam a passar por transformações em seus corpos decorrentes do processo de amadurecimento. Essas mudanças, podem ser facilmente observadas em diferentes aspectos, como humor, saúde e fisionomia.

Esta fase pode ser um problema para alguns jovens. O aparecimento de espinhas, cravos, acnes e outros problemas de pele podem mexer com a confiança dos adolescentes e atrapalhar o desenvolvimento psicossocial, assim como o bem estar da faixa etária. 

Porém, o aparecimento de problemas dermatológicos podem significar mais do que a chegada da puberdade. Problemas na pele podem significar a presença de uma alergia no corpo e/ou uma inflamação no tecido. Saiba mais sobre os problemas que podem atingir a pele dos adolescentes.

Problemas de pele podem ser resultado de exposição ao sol

O excesso é um rival da qualidade de vida. E os raios violetas não estão fora deste pacote de malefícios. Apesar de fazer muito bem à pele humana, por produzirem a preciosa vitamina D, os raios solares podem ser um veneno para os órgãos do corpo humano quando ficam em muito contato com a pele, sem proteção.

Entre os problemas que podem acontecer na pele, estão as manchas e queimaduras. Essas são visíveis e podem causar desconforto na parte estética e podem gerar problemas mais complexos na parte de saúde.Outros problemas como acnes e alergias também podem ser apresentadas para as pessoas que preferem o sol por longos períodos. 

Porém, o principal problema é a presença dos raios UV. Segundo estudo apresentado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o país registra 176 mil novos casos de câncer de pele por ano. 

Dica Mezzo: utilize o protetor solar e receba os raios ultravioletas em horários mais amenos – no começo da manhã, até às 10h e no final da tarde, após às 16h.

Pele oleosa e acnes podem aparecer por conta dos hormônios

Dentre as mudanças hormonais que os adolescentes enfrentam estão as mudanças estéticas. Nestes momentos, as indesejáveis espinhas, acnes e cravos aparecem nos rostos dos jovens.

Os problemas são decorrentes por conta da evolução de hormônios nos corpos dos jovens. A elevação das glândulas sebáceas produzem mais sebo, o que torna a pele mais oleosa. Por conta disso, os rostos dos adolescentes tendem a ser mais oleosos e gordurosos.

Quanto às acnes, o surgimento está ligado ao aumento da produção de hormônios. Dentro do problema estético, o quadro pode apresentar quatro níveis: o mais leve, gera uma simples lesão, enquanto o quadro mais grave, apresenta uma lesão mais robusta, podendo evoluir para lesões císticas e pústulas.

Dica Mezzo: a limpeza de pele é um importante aliado no momento do aumento dos hormônios e na oleosidade da pele. Por isso, faça uma limpeza diária para evitar o surgimento de problemas.

Dermatites também são sinais da mudança de fase

Inúmeros fatores podem produzir dermatites. O problema gera uma inflamação e pode ser criada a partir de diversos fatores do cotidiano, como poeira, ácaros, poluição e outros tipos de agentes alérgicos.

Outro agente capaz de produzir as indesejáveis dermatites são as glândulas sebáceas. Com a alta produção, os adolescentes passam a ter problemas de pele com vermelhidão ao longo do corpo, descamação da pele e outros problemas.

Curiosidade: Dermatite atópica: Caracteriza-se por um processo inflamatório da pele com períodos alternados de melhora e piora. Dermatite de contato ocorre quando há o contato com alguma substância que desencadeia a dermatite na pele.

Dica Mezzo: assim como o tratamento para pele oleosa, a dermatite seborreica é tratada a partir da limpeza de pele diária. Por isso, antes de dormir, some a limpeza de pele aos seus hábitos diários.

Cuidados com o cabelo também são essenciais

O cabelo também é atingido por conta dos hormônios. Neste momento, os fios ficam mais finos e a queda acontece com constância. Dentro deste universo, alguns ativos externos podem ajudar neste problema:

  • Frizz: por conta dos fios “rebeldes”, os jovens (em maioria, as mulheres) tendem a utilizar produtos químicos nos cabelos para organizar os fios. Por conta dos processos, os cabelos perdem força;
  • Danos térmicos: os secadores e chapinhas são parceiros dos jovens, porém, a recorrência da utilização produzem prejuízos, como a descamação do couro cabeludo e com isso, prejudicam a qualidade dos cabelos;
  • Anabolizantes: com a evolução hormonal, muitos jovens procuram academias para a produção de músculos, porém, a utilização de anabolizantes para acelerar o processo muscular, prejudicam não só a parte capilar, mas a saúde em geral dos jovens;
  • Objetos: a utilização de bonés, toucas e chapéus criam um ambiente abafado para os cabelos e ajudam na criação de fungos, caspa e até a queda dos cabelos.

Dica Mezzo: Saúde é bem-estar, por isso, tenha cuidado nos produtos e nos hábitos utilizados. 

Recomendamos para você

Creme Hidratante Corporal Osmolítico 

Cicatrirepair
Plus 

Água Micelar
Cleanser 

Gel De Limpeza Facial Acnediol

Gel De Limpeza Facial Aha`S Cleanser