Inimigos da pele: quem são e onde estão?

O Brasil é um dos líderes mundiais de problemas de pele. Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país registra 175 novos casos da doença por ano e os que envolvem a pele contam com os maiores registros, já que uma em cada quatro pessoas possuem problemas nas mucosas ou na pele.
Outro fator preocupante no país é a desinformação. Segundo estudo apresentado pelo Datafolha, apenas 6% dos brasileiros identificam corretamente a psoríase – doença recorrente que acontece devido ao acúmulo de células na pele e causam coceira e vermelhidão.
Outras doenças, como a hanseníase e a leishmaniose tegumentar, também são pouco conhecidas pelo grande público e o avanço tecnológico não impactou nos diagnósticos destas doenças – segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado em 2017, o país está em segundo na quantidade de casos em todo mundo, ficando atrás apenas da Índia.
O mesmo estudo ainda indica que a população brasileira tem diferentes julgamentos quanto à própria pele. Segundo o levantamento, 33% consideram a pele normal, 33% avaliam como oleosa, 19% como mista, 12% como seca, 2% muito oleosa e 1% como ressecada.
Mas quais são os grandes vilões da pele?
Abaixo listamos alguns dos principais agentes causadores dos problemas no órgão. Confira!
Raios solares
Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde, os raios solares em excesso também são prejudiciais para o bem estar. Ficar exposto por longos períodos debaixo do sol (seja ele forte ou fraco), pode causar problemas simples, como queimaduras ou vermelhidão na pele, ou problemas mais complexos, como câncer de pele ou o envelhecimento precoce.
Segundo informações do médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os raios solares danificam as fibras de colágeno, assim como destroem as paredes de vasos sanguíneos e alteram a pigmentação (responsável pela cor da pele).
Por isso a importância do uso do Protetor Solar diariamente. Escolha a formulação que mais se adequa ao seu tipo de pele, a Mezzo Dermocosméticos tem uma linha extensa com Protetores solares que atuam 360° na sua pele, além de proteger contra os raios UVA e UVB, tem atuação contra IV, luz digital, poluição e envelhecimento da pele.
Poluição
Outro fator externo que pode prejudicar a pele é a poluição. Poluentes físicos, químicos ou biológicos podem gerar alterações nas células da pele, por conta da presença de radicais livres – essas moléculas possuem padrão instável e, ao entrar no corpo, prejudicam as células saudáveis, acelerando o envelhecimento da pele e produzindo as indesejáveis rugas, manchas e flacidez.
O mais indicado para evitar a oxidação das células da pele, a partir da presença dos radicais livres, é a constante limpeza de pele. Para isso, existem diferentes processos que atuam na eliminação dos agentes agressores, garantindo a qualidade da pele.
Má alimentação
Além dos fatores externos, existem alguns hábitos de vida que podem prejudicar a qualidade da pele. Entre eles, a má alimentação aparece no topo da lista.
O cardápio pode promover alterações na produção das células sebáceas. Com isso, o organismo poderá deixar a pele mais ou menos oleosa. O equilíbrio neste caso é a melhor saída. Uma dieta balanceada, rica em nutrientes, minerais e vitaminas pode auxiliar no controle e na manutenção da qualidade da pele.
Maus hábitos
Assim como a má alimentação pode prejudicar a pele, hábitos como a ingestão de bebidas alcoólicas, falta de sono, consumo de cigarros e drogas também podem interferir na qualidade do órgão.
Esses hábitos podem mexer com o equilíbrio do corpo humano. A ingestão de álcool, por exemplo, pode levar ao ressecamento da pele, assim como no amarelamento e na perda do viço. Já o cigarro e as drogas podem atrapalhar na produção de colágeno do corpo, assim como, o próprio ato de fumar, pode gerar uma linha de expressão ao redor da boca.
A falta de sono e o estresse também podem prejudicar a qualidade da pele. Os dois alteram a produção e a constância dos hormônios e permitem a entrada de radicais livres – prejudicando as células do corpo.