Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Rotina de skincare para a pele com acne 

Na puberdade, uma das principais queixas entre os adolescentes é o aparecimento das acnes no rosto. Mesmo esse problema sendo maior na adolescência, a acne pode aparecer também na fase adulta, tanto em homens quanto em mulheres, o que causa muito desconforto em ambos os gêneros. 

No Brasil, segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é uma doença que atinge mais de 54% da população brasileira, o que seriam aproximadamente 116 milhões de pessoas, por isso, ela é o principal motivo da procura por um dermatologista entre os brasileiros.

A lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas, pode ser resultado de vários fatores, como por exemplo: genética, desregulação hormonal, má higienização do rosto, consumo de alimentos inapropriados, reação a medicamentos, gravidez, dentre outros. Em algumas situações, a acne pode ser evitada ou prevenida, mas se a questão for hormonal, um especialista deve intervir com medicamentos.

Há situações de inflamações que podem ser ainda mais desconfortáveis, como é o caso da espinha interna, isso acontece porque a obstrução da glândula sebácea não encontrou um caminho para fora da pele, por isso, fica retida dentro de um cisto, o que torna a inflamação ainda mais dolorosa.

Inúmeros tratamentos são realizados em prevenção a essa doença, muitos produtos já foram desenvolvidos visando o controle da produção excessiva de sebo da pele, evitando o desenvolvimento de bactérias e reduzindo a inflamação causada pelo excesso de oleosidade. Medicamentos também têm um papel fundamental contra as bactérias e a sensibilidade da inflamação, contudo, só podem ser indicados por um médico devido aos efeitos colaterais.

Dentre esses tratamentos, usar o protetor solar é fundamental, pois a maioria das soluções que curam a acne de forma tópica (pomada, gel ou creme) contém em sua composição ácidos, como o ácido glicólico, salicílico ou azeláico, se o uso desses medicamentos for combinado ao sol, a pele poderá ficar manchada, irritada ou queimada. Os ácidos afinam a pele deixando-a mais sensível aos radicais livres.

Uma alternativa que vem ajudando muitas pessoas em relação a acne, é o skin care anti acne. A pele oleosa deve ser tratada com muito cuidado na hora de escolher os produtos que irão auxiliar nesse tratamento ou prevenção. Para melhor exemplificar, iremos te dar dicas de um cronograma que te ajudará com esse dilema.

 

Rotina skin care anti acne:

 

  • Manhã

Limpeza: Ao acordar, o primeiro passo é a higienização. É recomendável o uso do gel de limpeza facial, pois sua textura e PH são mais eficazes contra a oleosidade. Massageie bem o rosto, enxágue-o e seque-o dando leves toques com uma toalha macia.

Tonificação: O tônico é outro produto que auxiliará no equilíbrio do PH, além disso, se ainda houver resíduos de maquiagem, sebo ou protetor solar no rosto, ele eliminará com sua ação de limpeza profunda.

Sérum: O sérum anti acne é usado depois da limpeza e antes da hidratação, ele serve para tonificar a pele, reduzir a dilatação dos poros, controlar a oleosidade, melhorar cicatrizes e manchas causadas pela acne e também tem ação de regeneração das células. Como não é um produto oleoso, sua capacidade de absorção da pele é instantânea.

Hidratação: Procure por hidratantes específicos para a pele oleosa, ou seja, toque seco e efeito mate. Hidratar a pele, diferente do que muitos pensam, diminui a oleosidade. As glândulas sebáceas produzem sebo por vários motivos, um deles é o de proteger a pele do ressecamento, quando a pele já está hidratada, o corpo entende que a produção de sebo pode ser diminuída.

Se o hidratante não for passado, acontecerá um efeito rebote, pois a pele produzirá ainda mais sebo para suprir o ressecamento momentâneo causado pela limpeza.

Proteção solar: Use protetores com fórmulas Oil free ou Oil control, eles são protetores livres de óleo em sua composição, ou que ajudam a combater a oleosidade do rosto. Se proteger do sol é muito importante para que o quadro de manchas no rosto não se agrave, além da proteção contra outras doenças, como o melasma e o câncer de pele.

Você não precisa estar dentro de uma rotina de skincare para fazer o uso do protetor solar, ele é o maior aliado da pele, previne várias doenças graves e te ajuda a ter uma pele jovem por muito mais tempo. Encontre o ideal para sua pele e use sem moderação.

  • Ao longo do dia

Limpeza: O rosto deve ser lavado mais uma vez no período da tarde, exagerar na limpeza facial pode ter consequências no equilíbrio do PH da pele. 

Hidratação: Depois de lavado, é muito importante que o uso do hidratante seja imediato para o rosto não sofrer o efeito rebote das glândulas sebáceas. 

Proteção solar: O protetor deve ser retocado de 3 em 3 horas, não é preciso higienizar toda vez em que for repassar o produto. Lembrando que o FPS do seu protetor deve ser acima de 30 para uma proteção completa.

Todos os produtos dessa seção, devem ser os mesmo recomendados para o uso matutino.

  • Noite

Limpeza profunda: É muito importante que a limpeza seja feita de forma intensa, porém, sem causar atrito na pele. Movimentos bruscos, sejam massageando, enxaguando ou enxugando o rosto, podem acabar irritando ainda mais as inflamações causadas pela acne. 

Depois do gel de limpeza anti acne, use água micelar para eliminar de vez todos os resíduos que sobraram de sua skin care. Os vestígios de produtos na pele, agravam ainda mais as inflamações dos poros.

Hidratação: Prepare a pele para receber a pomada, gel ou creme indicado pelo seu dermatologista. Geralmente, esses produtos costumam irritar as peles sensíveis, mas quando a pele está hidratada, os riscos de irritação se tornam mínimos.

Dermocosméticos: Agora é a vez de passar aquele produto recomendado por um especialista no tratamento anti acne. Geralmente os produtos são altamente incompatíveis com os raios solares ou até mesmo com luzes artificiais, todo cuidado é pouco!

Em geral, a composição desses dermocosméticos carregam ácidos específicos para o tratamento, como os ácidos: glicólico, salicílico ou azeláico, por isso, esse procedimento só pode ser realizado no período noturno.

1 vez por semana

Para dar aquela turbinada, outros procedimentos podem ser realizados, porém são mais agressivos e devem ser feitos apenas 1 vez por semana:

Esfoliação: Esse processo só poderá ser realizado se a pele não estiver irritada ou inflamada, ele ajuda remover o excesso de células mortas e desobstruir os poros.

Máscaras: Removedoras de cravos, com ação clareadora, efeito peeling, dentre outras, devem ter um cuidado especial em seu uso. São procedimentos seguros, porém, o risco de irritação é maior que os demais.
Para todas as etapas de sua skin care, a Mezzo Dermocosméticos tem a solução ideal para você! Somos especialistas no tratamento anti acne e podemos te ajudar em sua nova rotina de autocuidado!