Hoje em dia, há vários meios que podemos adotar contra a flacidez. Pessoas de qualquer idade quando notam os primeiros sinais de rugas no rosto, procuram o melhor meio para que o quadro não avance, ou pelo menos que esse processo seja retardado.
Há caminhos acessíveis e eficazes que podem promover esse retardamento na pele, porém, eles precisam ser rigorosamente seguidos para que os resultados apareçam e sejam duradouros, aqui, estamos falando em proteção solar, alimentação saudável e exercícios físicos.
Os alimentos recomendados são aqueles ricos em antioxidantes, ou seja, aveia, frutas cítricas, frutas vermelhas, azeite de oliva, linhaça, etc. Além da famosa gelatina, alimento conhecido por apresentar grandes quantidades de colágeno. O que se deve evitar, são as comidas ricas em açúcar, sódio e gorduras, as mesmas cooperam com o processo de degradação da proteína.
Não podemos esquecer da proteção solar. Já falamos em outros artigos sobre os efeitos do envelhecimento que o sol produz na pele. Mas vale lembrar que a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento cutâneo, ou seja, ele é o maior vilão de peles semi-maduras e maduras. Sem um protetor solar, sua pele pode ficar flácida antes do tempo.
Dentre as alternativas que podemos adotar em casa para combater a flacidez, antes de falarmos do retinol, precisamos lembrar da importância das atividades físicas. Durante um exercício, o fluxo de sangue é otimizado e leva mais oxigênio e nutrientes aos tecidos do corpo. Por isso, estimular a circulação deixa a pele saudável, nutrida e jovial.
A depender da disposição ou rotina de cada paciente, essas alternativas podem se tornar um desafio. Por isso, o mercado da estética vem se desenvolvendo com novas tecnologias para oferecer soluções práticas e eficazes no combate de várias doenças ou aspectos considerados negativos na pele, dentre as soluções, iremos falar sobre o retinol.
Um estudo da Biblioteca Cochrane, que reúne uma coleção de bancos de dados em medicina para termos fontes confiáveis dentro da área da saúde, mostrou que os retinóides estão entre as substâncias indiscutivelmente eficazes contra o envelhecimento cutâneo, agindo diretamente na renovação celular, esfoliação e na síntese de colágeno, o que garante uma pele mais firme e uniforme. Tendo essas informações como base, iremos te apresentar esse ativo e mostrar os benefícios que ele apresenta.
O que é retinol?
O retinol é um ativo derivado da vitamina A, quando penetra na pele, ele é convertido em ácido retinóico, sua forma ativa, que age no DNA das células aumentando as suas capacidades de renovação. Por isso, esse ativo tem ação anti envelhecimento, pois aumenta a produção de colágeno e traz uma aparência mais suave e jovem para a pele.
Além de atuar reduzindo as rugas e os sulcos presentes na superfície da pele, o retinol também auxilia no controle do sebo, ajudando no tratamento contra a oleosidade e, por atuar na limpeza dos poros, também auxilia na diminuição de cravos e espinhas.
Como incluir na skincare?
Esse ativo é encontrado em muitos dermocosméticos, em especial, nos produtos chamados “antienvelhecimento” e “anti acne”. Em um kit de skincare, podemos encontrá-lo na maioria dos produtos (água micelar, tônico, gel de limpeza, sérum e hidratante).
Geralmente, esses dermocosméticos são usados no período noturno, pois o retinol aumenta a sensibilidade da pele, se exposta ao sol, principalmente sem proteção adequada, a pele poderá ficar irritada e manchada. Para evitar essa situação, recomendamos que o tratamento seja feito à noite, mas se a sua preferência for pela manhã, é fundamental o uso de um protetor solar de alta proteção, até mais alta do que você está acostumada a usar.
Dica Mezzo:
Dentre todos os benefícios desse ativo, é interessante ressaltarmos que ele também promove uma pequena esfoliação no rosto, por mais que seja pequena e imperceptível ao olho nu, ele elimina as células mortas da pele facilitando ainda mais a penetração de outros ativos.
Então a dica é: prefira aplicar o retinol nos primeiros passos de sua skincare, como em tônicos e séruns, assim, além de um aproveitamento bastante eficaz do ativo na diminuição das rugas e linhas de expressões, sua pele estará melhor preparada para os produtos seguintes, como o hidratante, isso potencializará os resultados deixando-os mais aparentes e duradouros.
Cuidado com peles sensíveis:
A sensibilidade da pele pode ser causada ou agravada por diversos fatores, incluindo medicamentos, exposição solar, banhos quentes, atritos pelo contato com tecidos, dermatites e até fatores emocionais, como estresse.O retinol é indicado contra a flacidez para todos os tipos de pele, porém, as mais sensíveis precisam de um pouco mais de atenção.
Mesmo que a irritação por meio do ativo não seja comum em peles sensíveis, em situações de hipersensibilidade, é possível que algumas reações como coceira, ardência e vermelhidão apareçam, por isso, o ideal é combinar o tratamento com outros ativos calmantes, como:
- Aloe Vera
- Água termal
- Vitamina B5
- Alfa bisabolol
- Aquaporinas
Se o retinol continuar irritando a sua pele, prefira suspender por um tempo o tratamento. Por mais que essa situação não seja comum, caso aconteça, você precisará dar prioridade a saúde da sua pele para evitar outros tipos de complicações.
Por outro lado, não há riscos aparentes se você estiver caprichando na hidratação, e se feita de maneira adequada, ela irá prevenir sua pele de possíveis irritações, assim, você não precisará se preocupar com as consequências de uma pele já irritada.