Pessoas que dedicam parte da sua rotina cuidando do seu corpo e bem estar, além da saúde, tendem a ter uma pele mais bonita e viçosa. Porém, há fatores que não podemos controlar, como alterações hormonais e o processo de envelhecimento do nosso corpo, e por isso, quando esses aspectos se tornam um desconforto, o peeling é considerado uma das melhores soluções.
Geralmente, os maiores motivos que levam as pessoas a procurarem por esse procedimento são aspectos como a flacidez causada pelo envelhecimento, manchas de acne e melasma, ou cicatrizes pelo rosto. Para isso, esse procedimento estético conta com a aplicação de algumas substâncias ácidas, como o ácido glicólico.
Ácido glicólico, o que é e como age?
Existe uma classificação de ácidos conhecidos por facilitar a penetração de substâncias na pele denominados “AHAs”, dentre eles existem vários ácidos solúveis em água e derivados de fontes como frutas e cereais, porém, o ácido glicólico apresenta menor peso molecular, isso faz com que os resultados sejam mais rápidos e eficazes, pois devido ao seu tamanho, sua penetração é mais intensa.
Sua ação principal é de esfoliação e descamação da pele, por meio disso, promove a regeneração ou renovação celular, auxiliando principalmente na produção de colágeno.
Quais são os benefícios?
Ressaltamos que o ácido glicólico diminui a espessura da pele com o seu efeito esfoliativo, propiciando clareamento e estimulando síntese de colágeno na derme. Com isso, ele age na reversão e prevenção de vários aspectos como:
Flacidez: por estimular a produção de colágeno e elastina, o ácido glicólico auxilia na redução da flacidez e linhas de expressão causadas pelo envelhecimento. Já que possui o poder de acelerar a renovação celular ajudando a promover uma camada nova de células na superfície da pele, dando um aspecto mais saudável, viçoso e firme.
Acne: com um peso molecular tão baixo, o ácido glicólico pode penetrar rapidamente a pele e ajuda a manter os poros fechados e livres do sebo excessivo. Assim, controla a oleosidade e previne o aparecimento de cravos e espinhas.
Manchas e cicatrizes: as manchas na superfície da pele são removidas junto com as células mortas pelo ácido, como esfolia profundamente, o composto promove a renovação celular e uniformiza o tom da pele minimizando a aparência de manchas e cicatrizes deixadas pelas inflamações causadas pela acne, lesões ou melasma.
Peelings com ácido glicólico em consultórios:
No consultório, peelings químicos considerados superficiais, possuem uma concentração de ácido maior e um pH menor. A sessão pode durar de 30 minutos a uma hora e o número de sessões necessárias depende da gravidade do quadro da pele e de qual aspecto o cliente deseja melhorar.
Além disso, antes do procedimento, é realizada uma avaliação dermatológica para esclarecer a indicação ideal para cada necessidade. Essa análise ajudará a otimizar os resultados e evitar complicações durante e após a técnica.
Peelings com ácido glicólico em casa:
Para entendermos melhor como deve ser feito esse procedimento em casa, contamos com a ajuda da Diretora Científica da Mezzo Dermocosméticos, farmacêutica e cosmetóloga Joyce Rodrigues, segundo ela:
“O melhor período para se utilizar o ácido glicólico é o noturno, mas nada desabona de você utilizar também no período da manhã. É claro, sempre com aquela dose de cuidado, utilizando sempre o protetor solar para que você não tenha o efeito rebote ou o de hiperpigmentação”.
Sobre indicações de produto, tratamento, combinações com outros ativos e rotina, a doutora ressalta:
“Hoje, minha melhor indicação é sobre um tratamento overnight, onde se utiliza tanto a molécula do ácido glicólico, como também de retinol. O retinol também é um potente rejuvenescedor e essa dupla dinâmica consegue atuar como um poderoso peeling noturno. A melhor forma de aproveitar os benefícios é você começar com doses homeopáticas, isso significa começar por dias alternados. Para um melhor aproveitamento da pele, recomendo que o ácido seja aplicado depois da higienização da pele”
Lembramos que, para a higienização, também podemos combinar outro produto encontrado na loja virtual Mezzo, o Sabonete Inverse C Foam Vitamina C Mezzo, ativo ideal para a penetração do ácido.
Na entrevista, a doutora dá uma dica muito interessante quanto ao ácido glicólico. “Além de ser ótimo no combate da flacidez, envelhecimento precoce, manchas, oleosidade e acne, ele também é muito indicado no tratamento de estrias”. Para ver a matéria completa, você poderá acessar o seu canal do youtube: Dra Joyce Rodrigues.
O produto indicado no vídeo, é um creme facial noturno que atua na renovação celular, refina e promove uma nova pele, muito mais luminosa e tudo isso enquanto você dorme, estamos falando do Creme Facial Noturno Glicolic Mezzo. Ele possui uma combinação de 10% de ácido glicólico livre e retinol puro, e por isso, acaba com os aspectos de envelhecimento, flacidez, manchas e oleosidade.
Atenção: Antes de incluir produtos com ácido glicólico (glycolic acid) ou qualquer outro ativo considerado alfa hidroxiácido em sua rotina de skincare, é recomendado que primeiro você consulte um dermatologista ou um especialista no assunto.