Já ouvimos muitas conversas sobre radicais livres, antioxidantes, e como o desequilíbrio entre eles está relacionado a graves doenças. Mas afinal, o que eles são? Onde são encontrados? Quais são suas funções? Iremos te responder tudo isso agora.
O que são radicais livres?
São moléculas produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigênio (conversão dos nutrientes dos alimentos em energia), para desempenhar diversas funções metabólicas, atuando principalmente no sistema imunológico. Isso mesmo, elas são essenciais para nossas células e podem viver muito bem em nosso organismo, nos ajudando a combater ameaças externas.
Porém, algumas práticas do nosso cotidiano, fazem com que a produção de radicais livres pelo corpo aumente. Por serem instáveis e ter um curto período de vida, os radicais livres se unem às células saudáveis ao seu redor para roubar as suas energias, resultando no envelhecimento e morte dessas células. Chamamos esse processo de estresse oxidativo.
Práticas que aumentam a produção de radicais livres (estresse oxidativo):
- Exposição a poluição
- Radiação
- Consumo de gordura
- Alcoolismo
- Tabagismo
- Dentre outros
Além de causar graves doenças para a saúde, os efeitos visíveis podem ser vistos na pele a curto prazo, como rugas, flacidez, sem viço e sem brilho.
O que são antioxidantes?
Os antioxidantes são substâncias que conseguem atrasar, ou até inibir, a oxidação celular causada pelos efeitos dos radicais livres. Com isso, também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças graves, como o câncer. Geralmente são encontrados em frutas, legumes, verduras, sementes e grãos que possuem as vitaminas A, C e E além de minerais como o selênio e o manganês.
Os principais alimentos antioxidantes são os ricos em:
- Vitamina C: Acerola, caju, tomate, espinafre, laranja, couve;
- Antocianinas: Açaí, amora, cereja, framboesa, uva, maçã, repolho roxo, batata roxa, berinjela;
- Licopeno: Tomate, pimenta vermelha, cenoura, goiaba, melancia, mamão;
- Vitamina E: Semente de girassol, óleo de girassol, avelã, óleo de milho, óleo de canola, azeite, castanha do Pará;
- Ômega-3: Peixes de águas frias, oleaginosas, óleos vegetais, sementes, camarão, folhas verde escuras, leguminosas;
- Betacaroteno: Cenoura: Acerola, beterraba, batata-doce, milho, abóbora, pimentão, rabanete;
- Dentre outros alimentos ricos em: Flavonoides, catequinas, isoflavonas, ácido elágico, polifenóis, selênio, resveratrol, cisteína e glutationa;
Como os antioxidantes agem sobre os radicais livres?
Os antioxidantes têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons (energia) aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Com isso, os radicais livres não precisam roubar energia de nossas células saudáveis, se tornam moléculas estáveis e são eliminados, interrompendo o processo de estresse oxidativo.
Se o estresse oxidativo, doenças como: arteriosclerose, inflamações, artrite, lúpus, vasculite, hipertensão, doenças cardíacas, alzheimer, doença de Parkinson, alcoolismo, doenças relacionadas ao fumo e muitas outras podem ser retardadas e até evitadas.
Como reforçar os antioxidantes?
Para reforçar o nosso sistema antioxidante precisamos, principalmente, de uma dieta balanceada e rica em micronutrientes, vitaminas, minerais e aminoácidos, como mostra a lista de alimentos e nutrientes que fizemos acima.
Além disso, outra arma poderosa contra os radicais livres é a prática de exercício físico. Ele consome energia e consegue, com isso, neutralizar esses radicais, melhorando o stress oxidativo.
Outro jeito de reforçar os antioxidantes, é tomando suplementos como o
Innutri Licopeno Mezzo, suplementos é uma ótima solução para quem não tem tempo mas quer se ver livre das consequências causadas pelo estresse oxidativo no organismo.
Agora, se a sua pele já sofre com os efeitos causados pelos radicais livres, temos algumas opções que irão devolver toda juventude facial e prevenir a sua pele dos efeitos negativos que estão por vir. Os mais falados daqui da Mezzo são:
Fluído Hidratante Facial Hidra C – Mezzo
Hidratante formulado a partir de vitamina C. Este fluido proporciona proteção, maciez e sedosidade à pele, melhora os sinais de envelhecimento, deixando a pele mais firme, lisa e macia.
É a primeira água dermatológica potencializada com os três tipos de vitamina C que permite máxima ação em todas camadas da pele: superficial, meio hidrolipIdico e meio lipídico, regenera o reservatório de água da pele em profundidade. Esta combinação diminui a degradação da trama colágena, mantendo por mais tempo a luminosidade da pele.Para todos os tipos de pele, sem conservantes, promove 8 horas de liberação de vitamina C na pele, permitindo maior eficiência na ação antienvelhecimento, antipoluição e antioxidante em uma única borrifada.
Serum Facial Trivit C 30 – MEZZO
Através da união de três moléculas de ácido ascórbico atua diretamente nos meios lipofílicos e hidrofílicos, garante assim maior efetividade, potencializa sua ação antioxidante e promove maior nutrição e hidratação, devolvendo o viço e a luminosidade da pele. Esta combinação perfeita de Vitaminas C garante a entrega de seus benefícios como o combate à ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, protege dos danos causados pelo sol e proporciona uma pele mais jovem e saudável.