Ácido mandélico pode ser usado em qualquer fototipo?
Hoje em dia o cuidado com a pele é algo cada vez mais frequente e a hiperpigmentação encontra-se entre as primeiras queixas dos pacientes em procedimentos estéticos.
E a grande dúvida, será que todo tipo de pele pode usar ácido?
E o mandélico, cabe em qualquer fototipo?
Vamos entender o Ácido Mandélico:
É um derivado de amêndoas amargas, um ativo especialmente indicado para pessoas com pele sensível, uma vez que é lentamente absorvido pela pele.
Com ação hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, o Ácido Mandélico é recomendado para o tratamento de pele com tendência à acne ou com pequenas manchas escuras.
Mecanismo de ação:
Com o uso do ácido mandélico, o processo de clareamento acontece através da inibição da síntese de tirosina, como mostra a figura abaixo:
O ácido mandélico inibe a tirosinase e consequentemente a formação da melanina, fazendo com que menos pigmento se deposite nos queratinócitos.
Possui também ação absolutória, dissolvendo o pigmento já depositado.
A concentração cosmética do ativo é de no máximo 10%, podendo ser associado a outros ativos para melhores resultados.
Pode ser usado em todo tipo de pele?
O ácido mandélico é um alfa-hidroxi-ácido amplamente utilizado no tratamento de hipercromias por sua eficaz ação clareadora que pode ser utilizada em todos os fototipos de forma segura.
Por conter uma molécula de alto peso, o ativo permeia de forma lenta na pele agindo na síntese de melanina.
Embora não possuam estudos que comprovem efeitos colaterais e sistêmicos de sua absorção, seu efeito pode ser notado no intervalo de duas a quatro semanas de uso contínuo ou em doses repetidas em forma de peeling em cabine.
Podendo ser utilizado como produto home care para manutenção dos resultados.
O peeling de ácido mandélico age na inibição da síntese de melanina e na mancha já formada atuando na remoção de pigmentos hipercrômicos devido à esfoliação da pele.
Vantagem do Ácido Mandélico
Não possui ação citotóxica.
Outro fator importante a ser considerado, se deve ao fato do ácido mandélico ser bem menos irritante que outros AHAS, como o ácido glicólico e ácido lático, por exemplo. Isso permite que seja utilizado com segurança em peles sensíveis e em todos os fototipos
Onde encontro ele em formulações prontas e seguras?
Mellanmax Dia – Creme uniformizador facial desenvolvido com blend de ativos que atuam deixando a pele luminosa e uniforme.
Mellanmax Noite – Fluido restaurador com finalidades iluminadoras, melhorando a aparência geral da pele
Peeling Clareador Tranexâmico C10 – Um poderoso clareador que age em diferentes etapas da pigmentação, uniformiza o tom da pele, devolve a luminosidade, renova a superfície da pele, possui ação antiglicante e anti-inflamatória, melhora a hidratação e recupera a barreira cutânea (uso exclusivo profissional)
Recomendamos para você
*produto exclusivo uso profissional