COMO AS OLHEIRAS PODEM AFETAR SUA EXPRESSÃO FACIaL
A expressão facial é uma das primeiras coisas que as pessoas notam quando se comunicam com outras. Dito isso, o rosto humano é o principal agente durante uma conversa: tem o potencial de determinar seu início, meio e fim. Nessa dinâmica, os olhos possuem também um papel fundamental. Quem também não se sentiu mais à vontade para continuar uma conversa depois que percebeu que a pessoa não estava mais olhando para você? Ou seja, não demonstrava estar interessada no assunto? Ou então podemos ir até mais longe com a clássica frase do filme “Notas sobre Ela” – “Os olhos, eles nunca mentem”. É fato que os olhos marcam muito a comunicação e interação entre os seres humanos e por isso é tão importante cuidar deles e do seu entorno.
Muitas pessoas, em sua maioria mulheres, se incomodam com os círculos que podem surgir embaixo dos olhos com o decorrer dos anos e com o estilo de vida que leva: as famosas olheiras. Hoje vamos falar sobre o que elas são, como se formam e qual o tipo de tratamento ideal para cada tipo. Afinal, fazer com que você continue se sentindo bem consigo mesma continua sendo o nosso principal objetivo.
Qual a definição de olheiras?
As olheiras podem ser oriundas da genética do ser humano ou de algum problema de saúde. Independente de sua origem, as marcas residem no entorno dos olhos e tem em sua estrutura a concentração de vasos sanguíneos (oriundos do lobo frontal do cérebro humano) ou o acúmulo de melanina (proteína responsável pela tonalidade da pele humana).
Além da alteração da coloração da pele, a expressão facial pode ser vítima de outros problemas, como rugas, flacidez e bolsas.
Entenda os tipos de olheiras.
As duas formas de olheiras mais comuns são:
- Vasculares: produzidos a partir da presença dos vasos sanguíneos na região. As olheiras vasculares tem em sua composição a retenção de líquido ou o acúmulo de hemoglobinas;
- Melânicas: produzidos a partir da presença em excesso de melanina – proteína que protege a pele da ação prejudicial dos raios UV.
Quais os aspectos de saúde influenciam no aparecimento de olheiras
Algumas ações podem facilitar o aparecimento das incômodas olheiras. Hábitos comuns na sociedade moderna podem influenciar negativamente na expressão humana:
- ingestão de alimentos em excesso;
- falta de exercícios físicos;
- desequilíbrio no consumo de água;
- poucas horas de sono.
Estes são aspectos que podem promover a criação e o aparecimento das olheiras na expressão facial. Outros aspectos como o cansaço físico, consumo de álcool e o mau humor deixam mais evidentes a presença das marcas no rosto.
Para evitar que as olheiras apareçam, o recomendado é o equilíbrio, ou seja, alimentação saudável, prática recorrente de exercícios físicos, ingestão de ao menos 2 litros de água por dia e descanso de seis a oito horas por noite.
Dica Mezzo: a maquiagem apesar de ser uma companheira no dia-a-dia, pode virar uma “inimiga”. Por isso, evite brigar com a make e lembre-se de limpar a pele todas as noites antes de dormir, evitando, assim, que os produtos acelerem o processo de formação de vasos sanguíneos e envelhecimento precoce da pele.
Tratamento para as olheiras
Existem diferentes formas de tratar as olheiras, desde procedimentos estéticos até a utilização de produtos para a diminuição das olheiras.
Dica Mezzo: Conheça o Dark Circles, um sérum redutor que atua no combate aos principais sinais evidentes de fadiga e envelhecimento ao redor dos olhos: Olheiras e Rugas.
Desenvolvido com peptídeos que atuam no processo de iluminação das áreas escuras do contorno dos olhos. Suaviza e purifica a região, proporcionando aspecto mais saudável. Com pH fisiológico.