Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Conheça as diferenças entre esfoliante corporal e facial

A esfoliação trata-se de um processo que consiste na remoção das células mortas e impurezas acumuladas na superfície da pele, revelando uma pele mais macia, suave e luminosa, sendo um procedimento bastante utilizado em tratamentos anti-idade.

Porém existem várias dúvidas sobre esse processo, como por exemplo:

  • Esfoliante corporal e facial tem diferença? 
  • Existe alguma contraindicação? 
  • Quantas vezes por semana deve ser feita? 
  • Peles acneicas devem ser esfoliadas? 

Para tirar essas e outras dúvidas, fizemos um texto esclarecedor sobre o tema!

Principais benefícios da esfoliação corporal:

Sua pele fica renovada

Assim como a esfoliação facial, a esfoliação corporal remove as células mortas da camada mais externa da pele, promovendo a renovação celular. Isso resulta em uma pele mais suave, macia e com aparência rejuvenescida.

Melhora a sua circulação sanguínea 

Durante a esfoliação corporal, ao massagear a pele com produtos esfoliantes, você estimula a circulação sanguínea na região. 

Isso ajuda a aumentar o fluxo de sangue, proporcionando mais oxigênio e nutrientes para as células da pele, melhorando sua saúde e aparência geral.

Hidratação mais eficaz

Ao remover as células mortas e impurezas da superfície da pele, a esfoliação corporal permite que produtos hidratantes e loções sejam melhor absorvidos. Isso significa que a hidratação se torna mais eficaz, deixando a pele mais macia, suave e nutrida.

Ótimo para um momento relaxante

Por fim, a esfoliação corporal pode oferecer um momento de relaxamento e autocuidado. A massagem suave durante o processo pode ajudar a aliviar o estresse e relaxar a mente, proporcionando uma sensação de bem-estar geral.

A esfoliação facial segue basicamente os mesmos princípios A principal diferença entre a esfoliação facial e corporal está nos produtos e técnicas utilizadas. Enquanto a esfoliação facial é mais delicada e usa produtos formulados especificamente para a pele do rosto, afinal nosso rosto no geral é mais delicado e sensível que nosso corpo, fazendo com que a esfoliação corporal seja mais intensa e geralmente.

Benefícios da esfoliação facial

Desobstrui os poros do seu rosto

A esfoliação facial ajuda a desobstruir os poros, prevenindo a formação de cravos e espinhas. 

Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com pele oleosa e propensa a acne.

Melhora os resultados da sua rotina de skincare

Ao remover a camada de células mortas, a esfoliação facial permite que os produtos para cuidados com a pele, como hidratantes e soros, sejam absorvidos com mais eficiência, potencializando seus efeitos.

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa possui um tipo de pele e necessidades individuais. 

Portanto, é recomendável consultar um profissional de estética ou dermatologista para obter orientações personalizadas sobre a esfoliação corporal e determinar a frequência e os produtos mais adequados para o seu tipo de pele.

Faça a esfoliação da sua pele, mas tome alguns cuidados

Já ouviu falar em efeito rebote? 

É o que pode acontecer com a pele se abusarmos da esfoliação. 

Ela pode entender o processo como uma tentativa de agressão e com isso produzir mais queratina, fazendo com que fique grossa e escura. 

Normalmente a esfoliação é recomendada uma vez por semana, dependendo do poder abrasivo do esfoliante. 

Se for suave, a pele do corpo e da face pode receber o tratamento duas vezes por semana

Como citado acima a necessidade de esfoliação depende de pele para pele, quem pensa que pele oleosa precisa de mais esfoliação, está enganado, pois quanto mais ela é estimulada, mais sebo produz, pois o processo pode ativar a glândula sebácea. 

Independente do tipo de pele a recomendação da quantidade permanece a mesma.