Conheça os benefícios do laser para a pele
Conheça os benefícios do laser para a pele
Você já conhece os tratamentos estéticos baseados em lasers?
Esse processo histórico vem ganhando espaço dentro da Estética e já é uma opção muito utilizada para diversos tratamentos. A ação do procedimento é baseada na emissão de luz em três níveis: amplificada, organizada e monocromática, com pulsos, intensidades e duração variáveis.
Após penetrar na pele, os lasers possuem três alvos:
- Água: visando o rejuvenescimento das células;
- Melanina: para o controle das manchas na pele;
- Hemoglobina: para diminuição dos vasos sanguíneos.
O objetivo de atingir essas estruturas é desenvolver pequenas lesões, para que o corpo realize a recuperação e cicatrização dos traumas, como também, aumentar a produção de colágeno no corpo.
Porém, se engana quem pensa que o laser é uma novidade no mercado. A descoberta aconteceu na década de 1960. O principal objetivo do Rubi (nome dado ao primeiro laser) era a retirada de tatuagens e manchas escuras da pele. Posteriormente, houve o desenvolvimento de um laser baseado em CO², que atuava diretamente na água presente nas células – o processo tinha por objetivo o rejuvenescimento das células da pele.
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, outros tipos de lasers foram desenvolvidos na Europa e nos EUA. O procedimento era focado diretamente na recuperação/melhoria de um processo. Foram produzidos lasers focados na hemoglobina – visando a diminuição dos vasos sanguíneos e outras manchas causadas pelos glóbulos vermelhos. No Brasil, o procedimento chegou na década de 90.
Nos últimos anos, a possibilidade de quebra do feixe de luz possibilitou a maior utilização dos lasers em tratamentos. Com a possibilidade de atingir pontos específicos, o tratamento passou a ser utilizado constantemente e ganhou espaço no mercado estético. Esse tipo de laser é capaz de diminuir complicações ou efeitos colaterais. A chegada aos três níveis da pele (epiderme, derme e hipoderme) permite diferentes tipos de tratamentos.
Abaixo listamos alguns procedimentos realizados a partir dos lasers:
1. Manchas no rosto
Por conta da sensibilidade, o tratamento a laser no rosto é um dos mais procurados. Sua eficácia é alta, uma vez que age diretamente nos melanócitos, unificando o tom da pele. Outro ponto importante no tratamento é a produção do colágeno e elastina – a dupla tem papel importante na melhora do aspecto da pele, pois age na estrutura, firmeza e elasticidade do órgão.
2. Olheiras
Uma das regiões que podem ser melhoradas pela aplicação de laser é a região dos olhos. Com o passar do tempo, a área é afetada por problemas como a flacidez. A aplicação de laser é recomendada pois promove ondas de calor que provocam a retração das fibras musculares.
3. Rejuvenescimento
O colágeno é um dos bens mais procurados quando o assunto é tratamento da pele. Uma das formas de obter essa rica e valiosa proteína é contraindo as fibras das células – possibilitando a remoção de rugas, linhas de expressão e a flacidez da pele.
4. Remoção de vasos
Uma das marcas do rosto é desenvolvida pelos vasos sanguíneos. Para melhor aparência, o laser é indicado, uma vez age no tratamento das rosácea e elimina os pequenos vasinhos vermelhos presentes no rosto.
5. Depilação a laser
Por fim, o tratamento a laser também vem sendo utilizado na retirada de pêlos do corpo. O procedimento é indicado para quem deseja a remoção completa, uma vez que os fios são retirados da base Contudo, em alguns casos a depilação a laser não é indicada. Por exemplo, nas sobrancelhas e em caso de aparecimento de pêlos brancos.