Influências dietéticas na Acne
Múltiplos fatores impactam a fisiopatologia da acne, incluindo influências genéticas, hormonais, inflamatórias e ambientais. E, por causa de suas implicações em muitos desses fatores, a dieta faz parte da discussão sobre acne há décadas, como mostra a extensa revisão “Effects of Diet on Acne and Its Response to Treatment”, publicada no ano passado no American Journal of Clinical Dermatology
Vários estudos avaliaram a significância do índice glicêmico de vários alimentos e da carga glicêmica em pacientes com acne, demonstrando que indivíduos com acne que consomem dietas com baixa carga glicêmica apresentam lesões acneicas reduzidas em comparação com indivíduos em dietas de alta carga glicêmica.
Os laticínios também têm sido um foco de estudo em relação às influências dietéticas sobre a acne; as proteínas do soro do leite, responsáveis pelos efeitos insulinotrópicos do leite, podem contribuir mais para o desenvolvimento da acne do que o conteúdo real de gordura ou laticínios.
Quero mostrar o quanto as influências dietéticas interferem na acne. Veja os estudos a seguir:
Acne e produtos lácteos
A dieta com carga glicêmica e as frequências de ingestão de leite e sorvete foram associadas positivamente à acne vulgar.
Acne e dieta mediterrânea
O estudo incluiu 93 casos (36,6% do sexo masculino, idade média 17 anos) e 200 controles (32% do sexo masculino, idade média 16 anos). O escore da dieta mediterrânea ≥ 6 revelou um efeito protetor contra a acne
Acne e a ingestão de açúcar
Ao final de 12 semanas, as lesões totais diminuíram no grupo experimental, em relação ao grupo placebo, demonstrando que fatores como dieta adequada desempenha um papel importante da patogenia da Acne.
Acne e Whey Protein
Observamos, também, na prática diária, a associação da acne ao uso de suplementos alimentares ricos em aminoácidos de cadeia ramificada.
Os aminoácidos do tipo whey protein, usados para ganho de massa muscular, são compostos por aminoácidos derivados do soro do leite.
Estudo realizado com 30 participantes que faziam uso de whey protein mostrou que, após dois meses de uso, 100% dos usuários desenvolveram acne inflamatória do grau III ou apresentaram agravo de algum quadro preexistente.
Tese de dissertação de mestrado realizada com mulheres adultas com acne mostrou que as usuárias de suplemento alimentar apresentam sete vezes mais chance de desenvolver acne.
Aminoácidos, como a lisina, arginina, leucina, iso-leucina e caseína, são capazes de estimular os sebócitos, e alguns desses suplementos apresentam fatores de crescimento que podem estar relacionados ao surgimento da acne.
Como seria uma estratégia de tratamento pensada com a Cosmetologia?
- Atuar na acne
- suplementação
- microbiota da pele
- reposição de minerais
- alimentação
- dose de continuidade diária
Recomendamos para você
*exclusivo profissional