Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Limpeza de pele diária: entenda a necessidade

Nossa pele está exposta a impurezas diariamente. Desde a poeira que invade as casas, até os raios ultravioleta que todas as pessoas estão expostas – querendo ou não, podem  prejudicar e causar disfunções, como oleosidade, envelhecimento precoce, manchas e outros tipos de problemas. 

Atividades simples e rotineiras são capazes de diminuir o impacto que as impurezas do dia a dia podem causar na pele. A limpeza diária, quando feita de forma correta, é uma delas! Ao limpar o rosto corretamente, as impurezas são eliminadas e a pele absorve os nutrientes necessários para sua manutenção.

Além disso, a limpeza de pele também age como um facilitador para o rosto. Limpeza de pele implica em:

  • desobstrução de poros;
  • melhora a absorção da pele;
  • oxigenação;
  • hidratação;
  • remove impurezas, como cravos e espinhas.

Qual a forma correta de fazer limpeza de pele

O processo de limpeza de pele é constituído por quatro etapas. Ao fim do processo, o rosto está saudável. Mas fique atento à utilização de alguns produtos que podem fazer com que a pele do rosto fique sensível. Lembre-se de sempre utilizar protetor solar (diurno ou noturno) após fazer a limpeza, assim, as chances de sua pele sentir algum incômodo é menor. 

Higienização

Neste momento, o rosto está carregado com todas as impurezas coletadas ao longo do dia ou da noite. Além disso, o rosto também tende a estar mais oleoso devido aos hormônios que naturalmente produzimos ao longo do dia ou noite.  

Uma limpeza correta implica na utilização dos produtos certos e indicados para cada pele – por isso é importante o acompanhamento de um dermatologista. Se buscar algo mais simples, saiba que é importante um produto com ação desengordurante. 

Esfoliação

Depois da higienização, vem a esfoliação. Durante este processo, são removidas as células mortas, além de melhorar a aparência dos cravinhos e espinhas. Para uma boa esfoliação é necessário um sabonete específico para isso. Existem cremes e máscaras que também podem ajudar no processo.  

Dilatação dos poros

Após a esfoliação, a pele está superficialmente limpa e, com isso, os poros estão abertos. Esse é o momento ideal para fazer a limpeza dos mesmos. Ou seja, é a hora de eliminar cravos, sebo e cistos de queratina. O importante é aproveitar o momento de dilatação dos poros para limpá-los. 

Máscara

Uma vez que todo o processo da limpeza de pele é finalizado, a pele tende a ficar desgastada e é comum que a região fique avermelhada. Por isso é importante realizar um procedimento pós limpeza de pele. 

As máscaras são grandes aliadas neste momento, pois a maioria contam com ação suavizante, regeneradora, antisséptica e descongestionante. Acalmando e aliviando a sensação de desconforto gerado alguns procedimentos. 

Prazo para realização de limpeza facial

Diferente do imaginário social, não existe tempo certo para realizar uma limpeza de pele profunda. Devido aos diferentes tipos de pele e oleosidade produzida pelos hormônios de cada indivíduo, o tempo pode variar entre um e dois meses.

Porém, é importante ter em mente que o processo não pode ser realizado apenas uma vez a cada mês (ou a cada dois meses). A limpeza do rosto deve ser feita todos os dias com produtos indicados para o uso diário – não com o processo completo realizado nos centros estéticos (por conta das substâncias químicas).

No dia-a-dia, é importante realizar a limpeza da pele com produtos específicos (mais suaves), que façam a higienização e a esfoliação. Com isso, a pele não perde qualidade e nem força, pois ficará livre das células mortas (devido a renovação celular) e evitará o aparecimento de cravos e espinhas.  

Benefícios de ter uma pele limpa

A repetição da limpeza de pele promove uma melhora significativa na qualidade do órgão. Com o hábito, é possível identificar diminuição da oleosidade na pele – causada pelos hormônios. 

Além disso, a limpeza de pele ajuda no equilíbrio do PH da pele – esse PH fica entre 5,75 a 7 e é considerado ácido. 

Entretanto, a limpeza da pele abre uma possibilidade de problemas. Com a abertura dos poros, é importante ter em mente que a proteção após a ação também deve ser realizada. O mais comum é realizar a limpeza no período noturno e posteriormente descansar.

Porém, essa ação pode ser perigosa. Os poros permanecem abertos e podem absorver qualquer impureza que está no ar. Por isso, após o tratamento é recomendado a utilização de  protetor de pele sendo um hidratante ou protetor solar. 

Dica Mezzo: Aqui na Mezzo, você encontra uma linha especial para realizar a limpeza de pele, seja ela diária ou profunda. Você encontra produtos de qualidade e que irão dar qualidade e segurança na sua pele. Conheça nossa linha!

Recomendamos para você

Água Micelar
Cleanser 

        Gel de Limpeza           Acnediol

Gel De Limpeza Facial E-Cleanser 

Gel De Limpeza Facial Aha`S Cleanser

Sabonete
Vegetal