Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Para que serve a argila branca?

Os gregos, Indianos, egípcios, como a própria Cleópatra, e os nativos da Amazônia já sabiam dos benefícios da argila e usavam para vários fins medicinais e estéticos na pré história. Porém, em pleno século XX, algumas pessoas ainda não conhecem o poder dessa junção de minerais e o que eles podem fazer com a nossa pele. Para isso, fizemos esse artigo recheado de informações que te ajudarão a alcançar a pele dos sonhos!

Existem vários tipos de argila, cada uma delas tem quantidades diferentes de nutrientes em sua composição que agem de diversas formas quando usamos na pele. Mundialmente, são conhecidas pelas suas ações bactericidas, antissépticas, anti-inflamatórias e regeneradoras, os tratamentos com argilas (geoterapia), por isso se tornaram queridinhas nos SPAs, clínicas de estética e rotinas de skincare pelo mundo inteiro. 

Quais são os benefícios das argilas?

Independente da cor ou espessura, às argila são minerais que se formam a partir da degradação e decomposição de rochas. Elas são compostas principalmente por silicatos de alumínio hidratados, mas, existem nelas, diversos níveis de oligoelementos como titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro, que oferecem tratamentos exclusivos para cada necessidade.

Como um benefício geral, as argilas promovem limpeza profunda, esfoliação, revitalização e acalmam a pele. Porém, como já dissemos, as diferentes cores de argilas servem para determinados tratamentos, como para cravos e espinhas, oleosidade, ressecamento e perda de colágeno. Dê uma olhadinha nesse resumo que fizemos:

  • Argila verde: indicada para controle do excesso de oleosidade da pele, também possui efeito secativo para acne e é antioxidante. 
  • Argila cinza: É cicatrizante e anti-inflamatória, ela esfolia a pele e controla a oleosidade ajudando no controle da acne.
  • Argila vermelha: Indicada para peles sensíveis, absorve a oleosidade, hidrata, previne flacidez facial e linhas de expressão.
  • Argila rosa: é a mistura da argila vermelha e da argila branca, por isso tem propriedade suavizante, anti-inflamatória, revitalizante, cicatrizante e adstringente. O que acalma irritações na pele, suaviza rosáceas e cicatriza acnes.
  • Argila marrom:  Serve como purificante, adstringente e cicatrizante para pele e é muito usada contra a acne. Também ajuda a rejuvenescer a pele e reduzir inflamações, pois aumenta a circulação sanguínea. 
  • Argila dourada ou amarela: auxilia na formação de colágeno da pele aumentando sua elasticidade e reduzindo as rugas. 
  • Argila preta:  A mais indicada para desintoxicação da pele, por possuir ação anti-inflamatória devido a alta concentração de alumínio e silício.

E a argila branca? Para que serve?

A argila branca é diferente das demais, pela sua suavidade, e por ter o pH próximo ao da nossa pele pele, sendo ideal para peles sensíveis e delicadas que irritam facilmente com produtos mais fortes.

Hoje, essa argila é muito indicada pelas blogueiras por clarear pontos específicos do corpo que escurecem naturalmente, como as olheiras, manchas causadas por lâminas ou em regiões que sofrem algum tipo de atrito como axilas e virilhas. Mas além do clareamento, outras principais funções da argila branca são: rejuvenescimento cutâneo, controle de acne e melasmas, suavização das linhas de expressão, firmeza da pele, e cicatrizar pequenos ferimentos e picadas.

Cabelo

Além disso, ela também pode ser usada no couro cabeludo para combater a oleosidade e controlar o PH dele, além de hidratar e dar brilho. Ou também, para reparar aqueles fios quebradiços e sem vida que você adquiriu depois de um processo químico, como a descoloração.

Aspectos de um rosto cansado e envelhecido, é  outro problema que pode ser resolvido pela argila branca. Isso porque em sua composição encontramos o silício, que é um poderoso estimulante da produção de fibras de elastina e na sintetização do colágeno.

Também, por causa do manganês e do alumínio encontrados nela, a ação dos radicais livres, que causam a degradação celular, são inibidas, e por isso, a pele perde os aspectos de cansada e envelhecida.

Como usar a argila branca no rosto?

É possível encontrar a argila em pó ou em uma versão já pronta. Se for em pó, coloque uma colher em um recipiente e misture com água mineral ou água termal aos poucos, até adquirir uma consistência de pasta. Aplique sobre a pele limpa e hidratada e deixe agir por 15 e 20 minutos, ou até secar completamente.

Se for em uma versão já pronta, primeiramente queremos deixar uma indicação fantantisca: A Máscara De Argila Branca Mezzo. Você deve aplicá la uma camada homogênea sobre a pele limpa e hidratada, espalhando por toda a área do rosto, colo e pescoço. Depois, deixa agir por 20 minutos ou conforme tolerância da pele. 

Por que a indicação?

Porque além da argila, a Máscara De Argila Branca Mezzo, é uma máscara facial enriquecida por uma mistura de glicóis, glicerina e lactato de amônio. Por isso, possui grande capacidade de retenção de umidade na pele, colaborando com a restauração da aparência natural e do turgor das peles estressadas, cansadas e agredidas pelo sol. Ele é perfeito para quem busca luminosidade e efeito pele de porcelana.