Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Pré shampoo: qual a importância para o seu dia-a-dia

Processo é realizado antes da lavagem e permite a limpeza completa, além de dar força ao couro cabeludo

Você sabe o que é o pré-shampoo? Como o nome já diz, trata-se de um processo realizado antes da lavagem. A ação vem ganhando espaço entre os hábitos dos brasileiros e é utilizada para dois fatores importantes para a proteção e qualidade do couro cabeludo.

O pré-shampoo possui duas fórmulas básicas: promover a limpeza profunda do couro cabeludo, com a abertura da cutícula, permitindo a limpeza dos resíduos que estão nos fios.

O segundo é voltado para dar força aos fios. Sua ação é importante para evitar o ressecamento, pois previne a perda da umidade do cabelo quando o shampoo for aplicado.

Entenda o que é o pré-shampoo

O pré-shampoo é um processo capilar que funciona como complementar a tradicional limpeza do cabelo (baseado em shampoo e condicionador). Sua aplicação é realizada antes da lavagem, pois permite que o cabelo esteja preparado para a higienização.

O produto é encontrado em textura líquida e cremosa, sendo permitida para todos os tipos de couro cabeludo. Dentro das ações, o produto permite a absorção de diversos nutrientes, que agem na hidratação e na reconstrução dos fios, tornando o cabelo mais resistente.

Curiosidade: a hidratação pode ser realizada com o condicionador, porém, a perda de nutrientes e o ressecamento acontece posteriormente a aplicação do shampoo, por isso, é importante a utilização do pré-shampoo.

Para que serve o pré-shampoo

Existem duas fórmulas para aplicação do pré-shampoo. O objetivo para ambas é manter a qualidade e a força do couro cabeludo. Conheça abaixo as duas variações da aplicação.

Limpeza total

O primeiro modelo de pré-shampoo visa a limpeza absoluta do couro cabeludo. Sua ação acontece com a abertura das cutículas, que são parte fundamental do cabelo pois estão na parte externa da fibra capilar – são elas que regulam a entrada e saída de água da fibra.

Proteção do cabelo

O segundo modelo de aplicação se baseia na proteção ao couro cabeludo. Sua ação é realizada para estabilizar e diminuir o ressecamento do couro cabeludo – causado por fatores como clima frio, desidratação e uso excessivo de produtos para o cabelo.

Do que é feito o pré-shampoo

Existem diferentes tipos de pré-shampoo e cada um com uma fórmula distinta. Porém, dentro das bases estão produtos voltados para ação antiinflamatória e bactericida. 

Dentro dos produtos utilizados, estão extrato de jambu, própolis, chá-verde, além de sementes moídas. Os produtos promovem uma esfoliação física e permitem a absorção dos nutrientes pelas fibras capilares.

Prevenção de danos

O pré-shampoo é um item importante para a proteção do couro cabeludo e de fios sensíveis. Por conta disso, a aplicação é altamente recomendada para cabelos que por genética ou por aplicação de químicos, perderam força.

Cabelos com fios cacheados, crespos, muito secos ou com frizz, tendem a ser mais frágeis que os demais. Para estes, o processo de utilização de pré-shampoo é aconselhado devido a sensibilidade dos fios

Já cabelos que passaram por processos químicos, como pós-coloração ou alisamento, também devem passar por uma aplicação do tratamento, pois, serão terão a cutícula fortalecida.

Aplicações do pré-shampoo

O procedimento pode ser realizado de diferentes maneiras. O pré-shampoo pode ser encontrado em forma de creme, máscara, pasta, óleo, spray, entre outros. Porém, para evitar a utilização de diversos produtos no couro cabeludo, o recomendado é utilizar a aplicação em um intervalo de 15 dias. 

O procedimento, como o próprio nome esclarece, deve ser realizado antes do banho – entre 15 a 20 minutos antes do banho. É importante umedecer todo o couro cabelo e os fios, antes de aplicar o produto. Após a aplicação, realizada em todas as fibras, é importante deixar o pré-shampoo em ação em um intervalo de 3 a 15 minutos.

Benefícios do tratamento

Existem diferentes benefícios e resultados para aplicação do pré-shampoo. Para quem tem o objetivo de realizar uma limpeza profunda do couro cabeludo, a aplicação realiza a desobstrução dos poros e remove partículas de sujeiras, como poeira ou outros agentes criados pela poluição. 

Assim, o tratamento realiza a limpeza completa e também ajuda no controle de oleosidade do couro cabeludo. Também ajudam a região a absorver diferentes tipos de nutrientes.

A ação contra o ressecamento do couro cabeludo também é um ponto importante para quem utiliza o pré-shampoo. Com a ação, o cabelo ganha força, beleza e fica nutrido da raiz até as pontas.

Curiosidade: o pré-shampoo é parte importante tanto para a qualidade quanto para a limpeza dos fios, porém, sua utilização deve ser controlada para que o cabelo não perca força.

Processo pode ajudar no controle antiqueda

O pré-shampoo também pode ajudar na queda de cabelo. O tratamento, por hidratar e fortalecer, permite que o couro cabeludo se torne mais forte, com isso, a queda de cabelo diminui.

No Brasil, segundo estudo divulgado pelo dermatologista Diorivano Custódio Júnior, 50% das mulheres serão acometidas ao longo da vida por uma doença chamada de alopecia androgenética (ou calvície) – esta ação acontece a partir da queda de cabelos geneticamente determinados.

Dica Mezzo: Conheça a linha Mezzo de produtos para o cabelo. Entre nossa vasta lista de produtos, está o Pré Shampoo Antiqueda Mezzo. O produto foi desenvolvido com Procapil, Pantenol e Tridecil Salicilato que atuam diretamente no couro e raiz, permitindo maior nutrição e estímulo para o crescimento capilar. Proporciona fios mais fortes e saudáveis.

Recomendamos para você

Tonico Capilar Antiqueda Trichology
Innutri Trichology Mezzo
Pré Shampoo Antiqueda Trichology
Shampoo AntiCaspa Trichology
Shampoo Tratamento Capilar Trichology