Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Protetor solar em pílulas é uma boa solução para melasma?

O uso do protetor solar é cada vez mais indispensável, não só pelo fato de diminuir imediatamente os danos do sol à pele, mas também para prevenir o envelhecimento, proteger contra o câncer de pele e manter a saúde do maior órgão do corpo. “Os efeitos nocivos do sol que pegamos hoje podem se manifestar daqui há anos. Por isso, devemos usar o protetor diariamente. Além de reduzir a chance de desenvolver um câncer de pele, também prevenimos manchas e envelhecimento cutâneo”, o fato é que muitos esquecem de adicionar o uso à rotina, de forma que a aplicação deve acontecer mais de uma vez ao dia

O que são essas versões do produto em cápsula?


Prometem proteger a pele dos radicais livres gerados pelo calor e fortalecer o sistema imunológico. “As cápsulas são ricas em flavonoides naturais e atuam também como antioxidante e anti-inflamatório”. 

Além disso, o envelhecimento precoce é prevenido com o consumo frequente que pode inibir a melanogênese, reduzindo a pigmentação da pele

Mas, se você pensa que se livrou do uso frequente da loção, do seu protetor solar de uso tópico aquele aplicado na pele.  está enganado. A cápsula pode ser ingerida para fortalecer e potencializar processos que mantêm a vitalidade da pele.

Uma pesquisa publicada no jornal acadêmico Clinical and Aesthetic Dermatology, em 2015. As conclusões afirmaram que os pacientes que foram tratados com extrato de P. leucotomos apresentaram maior probabilidade de aumento da dose eritematosa mínima (DEM). O eritema solar é, basicamente, a queimadura do sol, que ocorre majoritariamente em pessoas com a pele clara, após a exposição à luz, devido a radiação ultravioleta. Já  a DEM, é a menor quantidade de energia suficiente para causar reações perceptíveis de eritema, que corresponde à vermelhidão da pele. 

Vamos deixar isso mais fácil? Resumidamente os indivíduos devidamente medicados apresentaram diminuição na intensidade das “queimaduras”, induzidas pelo UV, em comparação àqueles atribuídos ao placebo 

Protetor solar em cápsula substitui o produto tradicional?

Não. Ele diminui, mas não bloqueia os efeitos nocivos do sol sobre a pele. Já imaginou não ter mais o trabalho de passar filtro solar no rosto e no corpo todo, nem a necessidade de reaplicá-lo a cada duas horas e muito menos a preocupação de que ele saia da pele quando você entra na água ou transpira muito? Esse é o pensamento que vem à cabeça de muita gente quando vê uma caixinha de protetor solar em cápsulas. Mas não é exatamente essa a finalidade desse tipo de produto, que não dispensa a proteção tópica quando você se expõe ao sol. Até o momento não existe comprovação científica de que fotoprotetores orais tenham a mesma eficácia dos filtros disponíveis em loção

Os fotoprotetores orais devem ser complementares aos de uso tópico. Eles ampliam a proteção contra o sol porque agem de dentro para fora do organismo, atuando de forma sistêmica na proteção do DNA celular, enquanto os protetores convencionais atuam localmente na pele. As cápsulas, portanto, não têm o poder de barrar a penetração dos raios ultravioletas na pele, como o filtro tradicional faz, mas amenizar os danos provocados… 

 Como funciona, o protetor solar em cápsula?

O contato da luz do sol com a pele libera radicais livres que prejudicam as células, que por sua vez, com a continuidade das agressões, não conseguem se defender e evoluem para manchas e até câncer.

Os fotoprotetores orais evitam esse efeito por meio do combate aos radicais livres.

Benefícios do protetor solar oral:

Efeito antienvelhecimento

Além de seu poder antioxidante, o protetor solar via oral inibe enzimas que degradam o colágeno, o que contribui para a prevenção de rugas e mudanças na textura da pele.

Efeito preventivo ao câncer de pele

Esse medicamento protege o DNA celular e suas mutações dos efeitos danosos dos raios solares.

Contra manchas e melasma

Um dos efeitos dessas substância é a prevenção do surgimento ou piora de manchas pelo sol, como no caso do melasma.

 Quais são os principais fotoprotetores orais?

  • Betacaroteno: antioxidante que previne o envelhecimento da pele e ajuda a deixar a cor do bronzeado mais uniforme e brilhante;
  • Polypodium leucotomos: tem propriedades anti-inflamatórias cientificamente comprovadas e protege a pele de queimaduras solares;
  • Picnogenol: substância antioxidante que combate os danos causados pela exposição solar, graças às propriedades anti-inflamatórias e sua proteção ao coração;
  • Luteína: auxilia o controle das manchas provocadas pelo sol – como o melasma – e a prevenção do envelhecimento da pele;
  • Tocoferol (vitamina E) e ácido ascórbico (vitamina C): são vitaminas antioxidantes que protegem a pele do envelhecimento precoce.

Um artigo de revisão publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, em 2012, avaliou o aspecto nutricional dos fitoquímicos em humanos, ou seja, os carotenóides (licopeno e β-caroteno) oriundos da dieta na proteção da pele.

Os autores avaliaram estudos de intervenção em humanos, com o consumo de carotenóides ingeridos a partir de uma dieta rica desses compostos bioativos ou por meio de suplementação.

A maioria dos estudos forneceu evidências de que uma ingestão elevada de carotenóides melhora a vermelhidão na pele (eritema) induzida por raios UV. Além disso, a proteção contra indução de eritema por raios UV foi observada após a intervenção dietética.

Segundo os autores, esses compostos bioativos presentes em várias frutas e vegetais alaranjados, tem a capacidade de absorver e cobrir a faixa de UVB e UVA, respectivamente, contribuindo assim potencialmente para os efeitos fotoprotetores.

UM suprimento ideal de antioxidantes como os carotenóides e licopeno aumenta a defesa da pele contra a irradiação UV, suporta a proteção a longo prazo e contribui para a manutenção da saúde e aparência da pele.

Mas então, a alimentação protege a pele contra os raios solares?

Sim!! Mas os autores deixam bem claro que o aspecto nutricional avaliado no artigo é complementar à foto-proteção tópica, ou seja, a alimentação ou sumplementação mais o uso de produtos tópicos (como o protetor solar). Até mesmo porque, a proteção obtida pela alimentação exige um período de consumo prévio, enquanto a proteção por filtro solar tópico é praticamente instantânea.

Então, vamos caprichar na alimentação e NA SUPLEMENTAÇÃO nos cuidados com a pele!!

Quero indicar a vocês uma duplinha ideal para quem tem Melasma……
O Mellan Max rico em OMega 3 para equilibrar a inflamação e vocês sabem que inflamação gera melasma e LICOPENo poderoso antioxidante uma dupla em proteção e cuidados com a pele, click no link abaixo e acesso direto os produtos disponíveis. 

Recomendamos para você

Innutri MellanMax
Innutri Licopeno