Vitamina C é só um antioxidante?
A vitamina C, ou Ácido Ascórbico, já é consagrada no mercado de Dermocosméticos quando o assunto é antioxidante, a aplicação tópica por exemplo alcança níveis que não seriam possíveis com a alimentação ou suplementação oral, porém sabemos que a sua atuação é multifuncional, vai além da ação antioxidante.
Ela age estimulando a produção de colágeno da pele e ácido hialurônico, substâncias que retardam o envelhecimento precoce causado pelo estresse, poluição, má alimentação entre outros.
Atua na firmeza da pele, redução de rugas e linhas de expressão, além de clarear manchas de pele, inclusive como proteção contra os efeitos da radiação solar.
Vamos entender as suas diversas ações da Vitamina C:
- Ação clareadora: Atua na interrupção de processos chave na produção da melanina, interage com íons de cobre nos sítios de ativação da tirosinase, inibindo assim a ação desta enzima e, consequentemente, diminui a formação de melanina.
- Fotoproteção: A Vitamina C é efetiva contra os raios UVB e UVA, pois, apesar de não absorver a luz ultravioleta como os filtros solares químicos, promove ação fotoprotetora ao neutralizar os radicais livres.
Estima-se que, pelo menos, 50% dos danos à pele são causados pelos radicais livres provocados pela exposição solar.
Um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology destacou a vitamina C como um importante agente contra esses malefícios. Observaram que, na região tratada com vitamina C pura, após a irradiação solar, houve uma diminuição de 38% de sunburn cells (células marcadoras do dano UV), diminuição no eritema (fluxo sanguíneo cutâneo) em 51,89% e diminuição de 57,72% das sunburn cells após irradiação UVA.
- Ação Anti-Inflamatória: Atua inibindo o Fator Nuclear Kappa B (NF-kB), complexo proteico responsável pela ativação de diversas citocinas e interleucinas pró-inflamatórias, moléculas que participam da comunicação entre as células e desempenham um papel importante na regulação do sistema imunológico, acelerando o processo inflamatório.
- Ação Anti-Aging: A Vitamina C reduz os sinais de fotoenvelhecimento, melhora a textura da epiderme. Sua aplicação tópica estimula a síntese de colágeno Tipo I e III, responsável pela firmeza e elasticidade cutânea. Participa como cofator da hidroxiprolina, importante aminoácido do tecido conjuntivo e das fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e a firmeza cutânea.
Você encontra a Vitamina C em diferentes formas e finalidades.
Ela pode e deve estar presente em sua rotina skincare, desde a limpeza da pele até a finalização com um Protetor Solar.
Gostou do conteúdo?