Vitamina C para a pele: Mitos e verdades sobre esse poderoso antioxidante
Vitamina C age de forma preventiva?
Verdade! A Vitamina C é eficaz em qualquer idade. Ela ajuda a minimizar rugas e linhas de expressão em peles mais maduras, mas também é indicada para prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, contribui com a produção de colágeno, proporcionando firmeza a pele.
Vitamina C e Sol não combinam?
Mito! Muitas pessoas acreditam que por ser um ácido, o ativo pode causar queimaduras ou vermelhidão na pele durante a exposição solar. Mas a verdade é que a Vitamina C é um ótimo ativo para combinar com o protetor solar pela manhã, pois ajuda a combater os raios solares com a sua potente ação antioxidante. Mas, lembre-se, o protetor solar é indispensável!
A Vitamina C é capaz de aumentar a produção do colágeno da pele?
Verdade!
A Vitamina C atua diretamente na sustentação da pele e, sem ela, nossa pele não produz colágeno o suficiente, tornando-se flácida e com rugas.
Quando uma pessoa tem carência de Vitamina C, ela também não consegue produzir colágeno em nenhuma outra região do corpo, a falta da substância compromete também a saúde dos vasos sanguíneos, por exemplo, podendo resultar no desenvolvimento de doenças, como o escorbuto.
Por isso, atenção à alimentação: o consumo diário de alimentos ricos em Vitamina C é necessário para manter a saúde.
O consumo de frutas ricas em Vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento da pele?
Verdade! O consumo de alimentos ricos em Vitamina C pode sim ser uma boa estratégia, mas não deve ser a única. Quando ingerida a Vitamina C chega até a pele em quantidades limitadas, de modo que mesmo quando se aumenta muito o consumo desta vitamina é muito difícil aumentar seus níveis na pele de forma suficiente para promover ação rejuvenescedora. Caso deseje a ação antienvelhecimento da Vitamina C na pele, a melhor saída é, sem dúvida, a aplicação tópica de cremes ricos nesta substância.
Produtos e cremes com Vitamina C devem ser usados apenas peles maduras?
Mito! Os cremes com Vitamina C podem ser utilizados tanto no tratamento dos sinais do envelhecimento como também na sua prevenção.
As pessoas tem este conceito errôneo de que produtos antienvelhecimento devem ser utilizados apenas com a chegada da idade, quando na verdade a Vitamina C pode e deve ser utilizada também na prevenção do envelhecimento da pele.
Assim, quanto antes você começar a usá-los, menores serão os sinais do envelhecimento da pele ao passar dos anos.
A Vitamina C deixa a pele mais oleosa
Mito e um dos maiores!.
O composto em si não provoca oleosidade da pele e nem causa acne. O que deve ser levado em conta é a forma com que a vitamina C é utilizada na pele. Por exemplo, se o composto está inserido em um creme mais oleoso, pessoas que já possuem uma oleosidade acentuada na pele não devem utilizar o produto, sendo preferível o uso de produtos mais secos como os séruns.
Quem tem pele negra não pode usar vitamina C
Mito!
A pele negra possui variadas restrições quanto ao uso de clareadores e ácidos, como o retinol ou a hidroquinona, que podem irritar e provocar manchas. Mas devido ao efeito anti-inflamatório da vitamina C, ela também é capaz de clarear a pele negra sem causar irritação.
A vitamina C tópica e oral fazem o mesmo efeito
Mito! Caso o objetivo principal seja melhorar a aparência da pele e obter benefícios como o clareamento de manchas ou tratamento de rugas, é preferível fazer o uso tópico do produto que pode ser utilizado no colo, rosto e mãos.