Cúrcuma: Benefícios para a Saúde
Os cuidados com a imunidade e a busca por um estilo de vida mais saudável e fortalecido aumentaram nos últimos anos e isso com certeza tem também uma relação com a Covid-19.
Quando pensamos em imunidade temos que levar em consideração e priorizar uma alimentação rica em nutrientes que auxiliam no processo de fortalecimento da imunidade.
Em 2020, diversos estudos da área buscaram soluções em especiarias e alimentos vegetais e encontraram, entre outros, na curcumina efeitos benéficos para o sistema imunológico.
Essa que já é estudada há muito tempo…
O que é a Cúrcuma?
A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae e seu nome científico é Curcuma longa. Ela é uma planta originária do sudeste da Ásia, herbácea e perene, ou seja, apresenta caule não lenhoso e com folhas que não caem. Geralmente atinge cerca de 130 a 150 centímetros de altura. Suas folhas são grandes e apresentam cheiro agradável.
Informações importantes sobre cúrcuma
- A cúrcuma contém compostos bioativos com potentes propriedades medicinais.
- É ela que dá ao curry a cor amarela. Muito utilizada na Índia há milhares de anos como um tempero e também como erva medicinal.
- Contém compostos com propriedades medicinais que são chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcumina.
- A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Possui diversos benefícios como a ação anti-inflamatória e antioxidante.
Estudos sobre os efeitos da cúrcuma
Anti-inflamatório natural
A inflamação é um recurso do organismo para se equilibrar, ajuda o corpo a combater os invasores e também desempenha um papel no reparo dos danos.
Estudos demonstram que a curcumina tem forte efeito anti-inflamatório, comparado inclusive à eficácia de algumas drogas anti-inflamatórias.
Aumenta a capacidade antioxidante do corpo
O dano oxidativo é um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento e por várias doenças. E a curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar esses radicais livres, além de ativar as próprias enzimas antioxidantes do nosso corpo. Ou seja, ele tem uma dupla ação contra radicais livres, por isso é tão antioxidante.
Desse modo, a curcumina entrega um efeito duplo contra os radicais livres. Ela os bloqueia diretamente, e então estimula os mecanismos antioxidantes do próprio corpo.
Pode ajudar a prevenir o câncer
O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado de células.
Alguns pesquisadores têm estudado a curcumina como uma erva benéfica no tratamento do câncer. Pode atuar na redução da angiogênese (o crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores), a metástase (a disseminação do câncer), bem como contribuir para a morte das células cancerosas.
No entanto, há alguma evidência de que ela possa ajudar a prevenir a ocorrência do câncer, especialmente os cânceres do sistema digestório (como o câncer colorretal). Em um estudo com 44 homens com lesões no cólon que algumas vezes se tornaram cancerosas, 4 gramas de curcumina por dia por 30 dias reduziram o número de lesões cancerosas em 40%)
O que podemos concluir sobre a cúrcuma
A cúrcuma é um ingrediente que deveria ser obrigatório na alimentação de todos devido à diversos benefícios, incluindo a depressão, o mal do século, portanto, pense nela com muito carinho daqui pra frente e se possível, compartilhe essas informações.