Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Alimentos anti inflamatórios: você sabe quais são?

Cada vez mais prezamos por um estilo de vida mais saudável e capaz de tornar nossas rotinas mais eficientes e prazerosas ao longo dos dias. Isso inclui cuidados com o corpo, mente e também alma. Não é à toa que o número de busca por atividades que contemplam esses três pontos tem se destacado cada vez mais. Além disso, existe um fator muito relevante: viver, por si só, inflama. Isso significa que todos os dias, em algum grau diferente, nossos corpos estão sofrendo com a inflação celular.

Se juntarmos isso a outros fatores como viver em grandes metrópoles, viver uma vida sedentária, viver sob pressão e estresse e ainda por cima dormir mal, ingerir muito álcool e ainda por cima não ter uma alimentação saudável, faz com que o organismo não só inflame, mas também atinja um grau de inflamação celular sistêmica. Aquelas friturinhas quando vem chegando o final de semana, aquela colher de açúcar – pequenininha, no café, aquele legume sem sal… a lista é longa, mas cada uma dessas pequenas ações têm muita influência no processo inflamatório do organismo.

Hoje, é muito comum encontrarmos chás funcionais, cafés super potentes que prometem mais energia, foco e eficiência ao longo do dia, assim como suplementações alimentares que também ajudam o organismo a atingir seu potencial máximo. Mas, diante de tantas opções, orgânicas ou não, capazes de impactar o funcionamento do nosso corpo, muitas vezes acabamos nos esquecendo do básico: a alimentação diária e simples. Pesquisas afirmam que uma vida pautada em alimentação simples e correta, focada em alimentos naturais, é capaz de estimular o sistema de defesa do organismo e impactar em nossa imunidade.

Hoje, trazemos para vocês alguns alimentos que são, por si só, anti inflamatórios.

Afinal, o que é uma inflamação?

Antes de falarmos sobre os alimentos anti inflamatórios, precisamos ter em mente o que é uma inflamação. A inflamação nada mais é do que um mecanismo de defesa que faz parte do processo de cura do nosso organismo. Sabe quando lesionamos alguma parte do corpo e ela fica inchada? Pois bem, esse inchaço nada mais é do que uma inflamação que acontece no local para deixar claro que ali existe problema. Até então tudo bem. O problema real se dá quando o motivo da infecção não for tratado, fazendo com que o corpo, sozinho, não seja capaz de acabar com a resposta inflamatória, fazendo com que ela se torne crônica – e aí, como dito anteriormente, mora o problema.

Os alimentos anti inflamatórios

É interessante pensarmos que alguns alimentos desenvolveram um sistema de defesa próprio e natural ao passar do tempo. A autora do livro The Plant Powered Diet costuma dizer que as plantas não conseguem levantar e fugir de predadores, sejam eles insetos, vírus e até mesmo os raios solares; fazendo com que a própria natureza perpetuar aqueles que desenvolvem, sozinhos, resistência anti inflamatória. E, ainda segundo ela, a melhor parte é que essas propriedades são passadas aos humanos no momento da ingestão desses alimentos.

Os alimentos anti inflamatórios são capazes de, como o nome já diz, diminuir a inflamação e ainda fortalecer o sistema imunológico. Isso porque são ricos em ômega-3, vitaminas, flavonóides, polifenóis e carotenóides – substâncias capazes de conter a produção das substâncias inflamatórias. Além disso, é fato que os alimentos anti inflamatórios são capazes de potencializar a recuperação dos músculos e evitar lesões diante de atividades físicas e de gerar benefícios na performance e saúde como um todo do esportista.

Quais são os principais alimentos anti inflamatórios?

Existe uma longa lista de alimentos considerados anti inflamatórios. Vamos nos aprofundar em alguns deles.

Curcuma e Açafrão
Esses dois alimentos entram juntos nessa lista uma vez que estudos indicam que a ingestão de curcumina, presente tanto no açafrão da terra, quanto na curcuma, é capaz de diminuir a lesão muscular dos atletas e diminuir também a inflamação – consequência dos treinos, e ainda melhorar a performance. A especiaria é muito utilizada em pratos típicos indianos e está fortemente relacionada à redução de artrite e diabetes.

Gengibre
Um clássico dos alimentos anti inflamatórios, não é? Quem nunca tomou um chazinho de gengibre para “melhorar a dor de garganta”? Isso acontece porque o gengibre possui ação antioxidante, antimicrobiana, antitumoral e hipolipidêmica. Também é popularmente conhecido por ajudar com enxaquecas, pressão alta e também artrite. Entre seus elementos, são encontrados 100 compostos ativos – responsáveis por seus poderes de cura.

Frutas Vermelhas
As frutas vermelhas contam com uma substância antioxidante em sua composição chamada de antocianinas. Esse composto faz com que a ingestão de morangos, amora e framboesa seja capaz de diminuir o risco de doenças crônicas. Além de induzir o correto funcionamento do sistema imunológico.

 

Couve

Você sabia que a couve já foi eleita como o alimento mais rico em nutrientes do mundo? Pois bem, o vegetal conta com diversas vitaminas. Isso faz com que em apenas uma porção, o organismo receba quantidades relevantes de ômega-3, ácidos graxos e até ômega-6. O mais legal é que a couve é um alimento que pode ser consumidos tanto em formato sólido (saladas), quanto líquidos (sucos). 

Abóbora 

As abóboras são ricas em uma substância antioxidante chamada carotenóide. Isso faz com que o alimento atue contra o excesso de radicais livres no nosso corpo, responsáveis pelo envelhecimento precoce e até mesmo câncer. Além disso, o composto betacaroteno é preventivo quando falamos de inflamações de pele e do pulmão. 

Chá Verde

O famoso chá verde é capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas, Alzheimer, obesidade e até mesmo câncer. Isso se dá a propriedades antioxidantes e anti inflamatórias encontradas em uma substância chamada de epigalocatequina-3-galato. 

 Alho

O nosso querido tempero é rico em alicina, anti inflamatório natural. Além disso, é capaz de auxiliar no aumento de antioxidantes do corpo, regulando os promotores da inflamação.  

 

Pimenta

As pimentas são ricas em vitamina C e em ácidos sinápticos e ácidos ferúlicos, capazes de levar um envelhecimento mais saudável além de reduzir a inflamação. Quando falamos da pimenta do reino em si, seu principal composto ( piperina) tem alto potencial de atuar na redução da inflamação do corpo. Assim como as pimentas, o pimentão também é rico em vitamina C e antioxidantes. 

 Chocolate amargo ou cacau

Ricos em antioxidantes que reduzem a inflação, o chocolate amargo e o cacau também são capazes de diminuir o risco de doenças e ainda permitir um envelhecimento mais saudável. Isso acontece devido aos flavonóides, que respondem pelos efeitos anti inflamatórios e mantém as células que revestem as artérias saudáveis.  

Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é considerado um alimento anti inflamatório uma vez que é rico em gorduras boas. O óleo está comumente relacionado a redução de doenças cardíacas e também câncer cerebral. Além disso, estudos recentes compararam o efeito do antioxidante oleocanthal com ibuprofeno (anti inflamatório de farmácias).