O ácido hialurônico é uma substância que seu corpo produz naturalmente, especialmente nos olhos, articulações e pele, atuando no processo de sustentação, preenchimento e hidratação da pele. Atualmente, ele está entre os preenchimentos cosméticos mais utilizados.
O que o ácido hialurônico faz por você?
O ácido hialurônico é uma substância bastante admirada por especialistas por conta de seus benefícios e usos que tem em seu corpo. Aqui estão alguns de seus benefícios:
Ajuda as articulações:
É utilizado em tratamentos para alguns problemas de saúde, como a osteoartrite (doença em que há um desequilíbrio na formação e destruição da cartilagem articular). A substância atua na lubrificação das articulações, previne a dor e lesões causadas pelo atrito dos ossos uns contra os outros.
Ajuda a manter a pele hidratada:
O ácido hialurônico é muito bom em reter água. Um quarto de colher de chá dessa substância contém cerca de um galão e meio de água. Por isso, ele é frequentemente usado para tratar olhos secos. Também é usado em cremes hidratantes, loções, pomadas e soros.
Melhora a flexibilidade da pele:
Ele ajuda a esticar e flexionar a pele, reduzindo as rugas e linhas de expressão. Também provou ajudar na cicatrização mais rápida das feridas e pode reduzir as cicatrizes
Formas de usar o ácido hialurônico
- Uso injetável:
Uma opção comum para rejuvenescer a pele ou preencher partes do rosto. O ácido hialurônico injetável tem forma de gel, e é indicado para preencher e reduzir rugas e marcas de expressão.
Além disso, a substância quando entra em contato intra-pele, também ajuda nas cicatrizes de acne, e volume dos lábios e bochechas.
- Uso tópico:
O uso não precisa ser feito apenas com agulhas, para ter algum tipo de melhora na sua pele.
Você também pode aplicá-lo diretamente na pele sem a necessidade de agulhas. Por isso, pra você que busca mais praticidade, te recomendamos o Sérum Facial Ácido Hialurônico H9 Mezzo.
A substância tem a capacidade de reter água em um volume de até mil vezes o seu próprio peso. Isso mantém a pele hidratada, saudável, e com elasticidade.
Como dito anteriormente, nosso corpo produz o ácido hialurônico, porém à medida que envelhecemos é normal que a produção diminua. Por isso muitos dermatologistas recomendam que seus pacientes façam o uso tópico deste produto.
- Suplementação alimentar
Apesar do resultado ser menos imediato, a suplementação alimentar pode ser uma excelente alternativa para quem tem medo de agulha.
Essa alternativa se diferencia das outras, pois diferente das injeções que tem efeito apenas na área aplicada, o efeito ocorre em todo o corpo.
O ácido hialurônico possui um limite máximo de consumação por dia, regulamentado pela Anvisa, que é 157,7 mg para adultos com 19 anos ou mais. Por isso devemos ressaltar a importância de consultar especialistas na hora de começar qualquer tratamento.
O ácido hialurônico é seguro?
Sim, dependendo de como é usado. Os soros e produtos de ácido hialurônico de venda livre para aplicação na pele (cremes, loções, etc.) ou produtos para os olhos são considerados seguros e não necessitam de prescrição médica.
Suplementos de ácido hialurônico tomados por via oral também são considerados seguros (mas você ainda deve informar seu médico sobre eles, como deve ser feito com qualquer outro medicamento, vitamina ou suplemento).
Já os produtos de ácido hialurônico prescritos devem ser tomados exatamente como instruído pelo seu médico. Injeções de qualquer tipo que contenham ácido hialurônico devem ser administradas apenas por um profissional médico licenciado e qualificado.