Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Descubra como a termoterapia pode aliviar lesões no corpo

Tratamento é baseado na mudança de temperatura dos tecidos do corpo e tem ação terapêutica e estética

Uma técnica inovadora vem ganhando destaque na recuperação de lesões e traumas. Trata-se da termoterapia, que utiliza a mudança de temperatura para aliviar problemas terapêuticos e de estética. 

Esse tratamento é utilizado para recuperação de diversas lesões, como inflamações agudas, vermelhidão, entre outros. O princípio da recuperação é estimular os tecidos do corpo pelo aumento ou diminuição da termorregulação corporal. A ação busca o aumento da quantidade de sangue e oxigênio na região da lesão.

Além da recuperação física, a termoterapia também é aplicada na estética. Por conta da aplicação do calor, o corpo passa a trabalhar de forma mais rápida, aumentando o metabolismo e queimando mais calorias. Com isso, problemas como celulites são minimizados. 

Quais os benefícios da termoterapia?

O processo é realizado para alívio e/ou diminuição de dores e inflamações. A agilidade do processo é um ponto positivo, pois, já nas primeiras sessões, são encontradas respostas positivas ao processo.

Em 2012, um estudo realizado pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), apresentou resultados positivos quanto ao processo de termoterapia e a aceleração do metabolismo.

Por conta disso, o processo passou a ser utilizado para diminuição de peso. O objetivo central é a desintoxicação do corpo, trabalhando como um detox natural para o corpo. 

Confira cinco benefícios que resultam da termoterapia:

  • Redução de quadros de dores e inflamações;
  • Ajuda na perda de peso e na queima de gordura localizada;
  • Eliminação de toxinas;
  • Ajuda no controle e na redução do aparecimento de celulite;
  • Acelera o metabolismo;

Confira como é realizado o processo 

O processo de termoterapia é realizado de três formas diferentes, com diferentes temperaturas, porém, não deve ser excedido os 57 graus Celsius, assim como, não deve permanecer por mais de 20 minutos na pele.

Veja abaixo quais são as formas do tratamento

Condução: 

O mecanismo executado por meio do calor (quente ou frio) é utilizado diretamente em contato com a pele do paciente. Com isso, é criado um impacto direto que deve ser controlado para não queimar a pele – com mantas térmicas, compressas e bolsas quentes e frias;

Convecção: 

O contato desenvolvido é a partir de imersão em líquidos. A utilização do processo ocorre por conta de banhos de contraste (água quente e fria) e outros processos diretos como banheiras de gelo;

Conversão: 

O mais complexo dos três modelos, a conversão é realizada por meio de microondas para atingir os tecidos e músculos do corpo. Esse processo é utilizado com infravermelho, as ondas curtas e o ultrassom.

Frio também é positivo  

O processo, porém, não é realizado apenas com altas temperaturas. Condições frias, também são positivas tanto para tratamento de lesões (como espasmo muscular ou contração muscular) e para a parte estética.

A temperatura fria é indicada para os dois processos, pois trabalha também com a aceleração do metabolismo e na transferência de oxigênio para as células lesionadas (seja problemas musculares ou casos como celulite).

Confira as contraindicações

O processo, apesar de positivo, não é possível ser realizado por todos. Veja abaixo para quem o processo não é indicado:

  • Pressão alta;
  • Trombose;
  • Tumor ou câncer;
  • Edema;
  • Uso de marcapasso, desfibrilador ou qualquer implante eletrônico;
  • Diabetes;
  • Herpes;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Gravidez;
  • Feridas abertas ou infecções de pele.

Recomendamos para você

Creme Ultradeslizante Detox
Creme De Flacidez Firm Lift
Creme Corporal Antiestrias Strill Repair
Creme AntIcelulite Lipo Intense BodyCare
Creme Anticelulite Cellu Intense