Blog Mezzo

Blog Mezzo

Questão de Pele

HOME
FACE
CORPO
CABELO
NUTRIÇÃO
FOTOPROTEÇÃO

Picolinato de cromo, para que serve?

Bom pra que?

No corpo humano, o picolinato de cromo é capaz de atuar, como dito anteriormente, no controle da diabetes tipo 2 e na tolerância do corpo à glicose, melhorando-a uma vez que interfere no metabolismo de carboidratos. Uma vez que o suplemento aumenta o nível de energia do corpo, torna-se mais tranquilo treinar e praticar atividades físicas, inclusive, prolongando o tempo das atividades e, consequentemente, e aumentando a massa magra do corpo. A massa magra no corpo está atrelada aos músculos e com fortalecimento deles, a insulina é capaz de ativar o gasto calórico otimizado, por isso o suplemento acaba sendo tão eficaz na melhora de energia e disposição. 

Além disso, o suplemento é capaz de auxiliar na redução do colesterol LDL (o ruim para o corpo), na redução total de gorduras do organismo e ainda aumenta a síntese proteica, podendo diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Os estudos ainda mostram que a substância também influencia, positivamente, na prevenção da osteoporose. 

Sabemos que energia, saúde, bem-estar e consistência muscular são fundamentais em rotinas de performance e alta performance, seja nos esportes ou no dia a dia. E o melhor jeito de alcançá-la é por meio dos exercícios físicos e nutrição. Por isso a suplementação de Picolinato de cromo é tão poderosa, já que ajuda justamente nesses fatores. 

Olharemos agora para a atuação do Picolinato de cromo em situações específicas:

 

 

Regulação do açúcar no sangue:

Uma das principais funções do Picolinato de Cromo, senão a principal, é sua atuação poderosa no gasto de glicose. O mineral é capaz de diminuir a glicemia no sangue, já que aumenta o consumo pelas células. Justamente por isso o componente é utilizado no controle da diabete, já que, efetivamente, diminui o açúcar no sangue. 

 

 

Aumento de massa muscular:

O Picolinato de Cromo é capaz de ajudar na tão requerida hipertrofia. Os esportistas por hobby ou profissão, ou simplesmente pessoas que praticam atividade física regularmente, se beneficiam e muito deste suplemento. O mineral é capaz de estimular os músculos, fazendo com que eles cresçam mais e mais rápido. Juntando isso com sua atuação na potencialização da insulina – hormônio responsável pela utilização de carboidratos e gorduras nas células, transformando-as em energia, faz com que a perda de peso aconteça, já que a glicose não se acumula nos tecidos. 

Controle de colesterol:

A suplementação de Picolinato de Cromo é capaz de impactar na redução de doenças cardiovasculares. Isso porque a substância auxilia na diminuição do colesterol ruim, aquela gordura indesejada que se acumula nos vasos sanguíneos e causadora de problemas no coração. O mineral atua aumentando a concentração de HDL, o colesterol bom, e é justamente isso que faz com que a prevenção de doenças aconteça e ainda amenizando outras (colesterol alto e diabetes).

Saciedade:

Uma vez que o Picolinato de Cromo atua na insulina, ativando-a, ele, consequentemente, acaba diminuindo a sensação de fome, na famosa “vontade de comer alguma coisinha”. Isso é possível porque, normalmente, a fome surge quando a pessoa está com um baixo nível de insulina no corpo. Então, os estudos apontam que, com menor quantidade de cromo no organismo, a insulina não fica bastante ativa nas células e aí a vontade de comer chega. Portanto, a suplementação do Picolinato de Cromo acaba sendo um aliado no processo de emagrecimento.

Quem pode usar?

Ressaltamos que toda suplementação alimentar deve ser averiguada por um especialista. Dito isto, o picolinato de cromo é indicado para quem busca melhorar seu desempenho em treinos e práticas de esportes de forma geral – como dito, ele é capaz de influenciar no ganho de massa magra. Por isso, praticantes de atividades físicas regulares que desejam melhorar seu desempenho estão aptos à suplementação. Contudo, vale ressaltarmos que, o uso sem acompanhamento e em doses demasiadas de picolinato de cromo pode ocasionar deficiência em ferro. Por isso o acompanhamento com um profissional é sempre bem-vindo e necessário.